México é o primeiro país da América Latino a ter um projeto de Tadao Ando

Tadao Ando4

Uma obra do arquiteto japonês Tadao Ando foi erguida em Monterrey no México: o Centro Roberto Garza Sada de Arte, Arquitectura y Diseño – um centro universitário. A obra é um grande bloco de concreto, mas que ganha leveza pelo seu centro livre remetendo a uma ponte, e dinamismo, por suas curvas suaves e torções.

São seis pavimentos – todos com pé-direito duplos, de 5,4 m. O térreo é livre com passagens que conduzem os alunos, funcionários e visitantes ao interior do prédio. Nos dois primeiros pisos estão os espaços digitais, acima estão as salas de fotografia e de estudo dos tecidos. O quarto andar é dedicado à produção de modelos e o último o departamento de moda. A arena semicircular é um dos espaços mais bonitos, com várias entradas, uma característica do arquiteto.

O arquiteto quis utilizar eficientemente a energia adotando sistemas automatizados de persianas, ventilação e iluminação, aproveitando as condições naturais do lugar. Foram incorporados também sensores de diversos tipos, como de movimento. Outra característica de Ando é a busca pela referência da natureza: cortes diagonais e ranhuras dialogam com as características geológicas das montanhas do local.

Tadao Ando nomeou este projeto como “Porta da Criação” se referindo à entrada dos alunos para uma jornada de criatividade. Como não ser criativo em um local que respira e inspira criatividade.

Esta obra é ainda mais admirável e marcante por ser o primeiro projeto do arquiteto na América Latina.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Entre em contato

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>