C.Morais inicia desenvolvimento na plataforma BIM

É cada vez mais certa a mudança de plataforma de trabalho de arquitetura para o BIM (Building Information Model).

O  BIM - Modelo de Informação da Construção ou Modelagem de Informação da Construção, é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício. Segundo Jerry Laiserin (analista industrial com foco em tecnologias do futuro para construção) é uma representação digital do processo de construção para facilitar o intercâmbio e a interoperabilidade de informação em formato digital.

O BIM abrange geometria, relações espaciais, informações geográficas, as quantidades e as propriedades construtivas de componentes (por exemplo, detalhes dos fabricantes). Pode ser utilizado também para demonstrar todo o ciclo de vida da construção, incluindo os processos construtivos e fases de instalação.

O BIM pressupõe que quando o arquiteto modela o edifício virtualmente, utilizando ferramentas tridimensionais (Scia Engineer, Allplan, Revit, Bentley Architecture, Archicad, VectorWorks, Tekla Structures, Cype, entre outras), toda a informação necessária à representação gráfica,  à análise construtiva, à quantificação de trabalhos e tempos de mão-de-obra, se encontra no modelo. Desde a fase inicial do empreendimento até a sua conclusão, ou até mesmo referente ao processo de desmontagem e ao fim do ciclo de vida útil do edifício. Todo o processo. Ou seja, a partir do momento em que se desenha uma peça arquitetônica, como por exemplo um pequeno edifício, constituído por quatro paredes, um telhado e uma laje de piso, toda a informação necessária para a sua validação e execução, se encontra automaticamente associada a cada um dos elementos.

Pensando na importância desta nova ferramenta para seus projetos e clientes, a C.Morais está adiantando-se ao movimento e já está começando a desenvolver alguns projetos na plataforma Archicad, uma boa ferramenta disponível no mercado.

 

HIDRA11_3D_BIM

Projeto do edifício Hidra Center (www.construtorajab.com.br) em desenvolvimento na C.Morais Arquitetura utilizando a plataforma BIM.

Para saber mais: (http://www.graphisoft.com/archicad/)

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Entre em contato

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>