Carro: objeto a ser desmistificado. Saiba a opinião de alguns urbanistas

Luc Nadal, doutor em urbanismo pela Universidade Columbia (EUA), diretor do ITPD – Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento.

Nadal defende uma cidade compacta. Priorizar a construção perto de onde já exista transporte (linha de ônibus, metro) controlando a expansão das cidades para áreas onde é difícil e caro levar um bom transporte, energia e água. Para Nadal as calçadas também devem ser repensadas para se tornar a caminhada mais agradável e segura, e assim ganhar novos caminhantes.

Jaime Lerner, arquiteto e ex-prefeito de Curitiba que priorizou o transporte público na capital paranaense.

“O carro é cigarro do futuro: Você poderá continuar a usar mas as pessoas vão se incomodar com ele.” O projeto que privilegia corredores de ônibus de Lerner vem sendo copiado no exterior, mas lentamente ganha adeptos pelo país.

Ross Dawson, escritor e empresário Austráliano

“Um dia as pessoas as pessoas vão olhar trás e se perguntar como era aceitável poluir tanto, da mesma forma como hoje pensamos sobre o tempo em que cigarro era aceito em restaurantes, aviões e lugares fechados.”

Leia mais sobre estas questões nos links abaixo e deixe sua opinião.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/06/1473364-plano-diretor-deveria-desestimular-mais-o-carro-diz-arquiteto-frances.shtml

 http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrissima/173430-o-declinio-de-uma-paixao.shtml

http://rauljustelores.blogfolha.uol.com.br/2012/08/11/a-ficha-caiu-na-china-em-10-anos-e-no-brasil/

 

Saiba mais sobre o novo plano diretor de São Paulo, que segue a tendência urbanística do momento, restringindo o espaço destinado a carros na cidade.

 

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/07/1479643-plano-diretor-sera-sentido-em-2-anos-diz-prefeitura.shtml

 

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Entre em contato

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>