Luc Nadal, doutor em urbanismo pela Universidade Columbia (EUA), diretor do ITPD – Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento.
Nadal defende uma cidade compacta. Priorizar a construção perto de onde já exista transporte (linha de ônibus, metro) controlando a expansão das cidades para áreas onde é difícil e caro levar um bom transporte, energia e água. Para Nadal as calçadas também devem ser repensadas para se tornar a caminhada mais agradável e segura, e assim ganhar novos caminhantes.
Jaime Lerner, arquiteto e ex-prefeito de Curitiba que priorizou o transporte público na capital paranaense.
“O carro é cigarro do futuro: Você poderá continuar a usar mas as pessoas vão se incomodar com ele.” O projeto que privilegia corredores de ônibus de Lerner vem sendo copiado no exterior, mas lentamente ganha adeptos pelo país.
Ross Dawson, escritor e empresário Austráliano
“Um dia as pessoas as pessoas vão olhar trás e se perguntar como era aceitável poluir tanto, da mesma forma como hoje pensamos sobre o tempo em que cigarro era aceito em restaurantes, aviões e lugares fechados.”
Leia mais sobre estas questões nos links abaixo e deixe sua opinião.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrissima/173430-o-declinio-de-uma-paixao.shtml
http://rauljustelores.blogfolha.uol.com.br/2012/08/11/a-ficha-caiu-na-china-em-10-anos-e-no-brasil/
Saiba mais sobre o novo plano diretor de São Paulo, que segue a tendência urbanística do momento, restringindo o espaço destinado a carros na cidade.